ADMIRÁVEL MUNDO NOVO: CONSUMIDORES, EXCLUÍDOS E CORROSÃO DO CARÁTER NA CONTEMPORANEIDADE

Autori

  • Mauricio Gonçalves Saliba Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Thiago Pelogia Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i20.460

Parole chiave:

exclusão, consumismo, caráter, capitalismo

Abstract

A condição histórica disposta no mundo contemporâneo evoca em nossa mente a consciência de uma nova realidade de condição social, efetivamente distinta daquela que outrora fora denominada de Modernidade. Chamada por Bauman de Modernidade Líquida, essa nova condição se constrói por meio de relações líquidas e descartáveis, mediadas a partir da chamada síndrome consumista no tocante à organização social, enquanto macro e microestrutura. Nesse sentido, o presente artigo visa a analisar como a busca por prazer realizada nos parâmetros da síndrome consumista afeta a construção do caráter do sujeito, a partir do pensamento de Zygmunt Bauman e Richard Sennett.

Biografie autore

Mauricio Gonçalves Saliba, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestre e doutor em educação pela UNESP; professor do Programa de Mestrado em Direito da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro - Fundinopi/UENP, e autor do livro “O olho do poder: análise crítica da proposta educativa do estatuto da criança e do adolescente, editora UNESP, 2006"

Thiago Pelogia, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

Pubblicato

2014-08-18

Come citare

Saliba, M. G., & Pelogia, T. (2014). ADMIRÁVEL MUNDO NOVO: CONSUMIDORES, EXCLUÍDOS E CORROSÃO DO CARÁTER NA CONTEMPORANEIDADE. Argumenta Journal Law, (20), 11–22. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i20.460