ENTRE HEFESTO E PROCUSTO A CONDIÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autori

  • Nilson Tadeu Reis Campos SILVA Universidade Estadual de Maringá – UEM, PR

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v12i12.162

Abstract

O artigo examina a questão da condição das pessoas com deficiência como dimensão dúplice da dignidade da pessoa humana manifestada na autonomia e na necessidade de assistência por parte da comunidade e do Estado, conforme o grau de sua vulnerabilidade, utilizando os mitos de Hefesto e Procusto para enfatizar a oscilação entre a superação e ou compensação das dificuldades e a submissão às imposições das circunstâncias, câmbio refletido no âmbito normativo entre a atrofia e a hipertrofia da tutela às pessoas com deficiência. Para isso, analisa as principais inferências históricas e a equivalência constitucional no Brasil da Convenção Interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência e da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da Organização das Nações Unidas, com destaque à amplitude desta última e da mutação conceitual que retira da pessoa a deficiência para situála na ambiência social. Fere a questão da atrofia e da hipertrofia da tutela por políticas públicas indiretamente discriminatórias, na busca da existência de uma resposta adequada à condição das pessoas com deficiência, com diagnóstico do sistema jurídico brasileiro e prognóstico quanto à visibilidade desse grupo vulnerável.

Biografia autore

Nilson Tadeu Reis Campos SILVA, Universidade Estadual de Maringá – UEM, PR

Doutorando em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino – Bauru, SP;
Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, PR; especialista em Administração,
Planejamento e Marketing pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, PR; especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, PR; Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, PR; Professor Assistente do Departamento de Direito Público do Curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá – UEM, PR; Professor de pós-graduação da UNIVEL – Cascavel, PR; Advogado. Artigo admitido em 25/03/2010. Aprovado em 06/06/2010.

Come citare

SILVA, N. T. R. C. (2013). ENTRE HEFESTO E PROCUSTO A CONDIÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Argumenta Journal Law, 12(12), 99–130. https://doi.org/10.35356/argumenta.v12i12.162

Fascicolo

Sezione

Artigos