TRANSEXUAIS E DIREITOS DE PERSONALIDADE SOB O PRISMA DA REPERSONALIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO

Autores

  • Elisa SCHEIBE· Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS-RS.
  • José Carlos Moreira da Silva FILHO UNISINOS-RS

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v12i12.164

Resumo

A situação dos transexuais ainda padece, por parte da sociedade, de um acentuado desconhecimento científico sobre a sua condição e de uma grande resistência na sua aceitação social, movida pelo preconceito e pela dificuldade em se aceitar as diferenças. O artigo pretende afastar alguns mitos e estigmas relativos aos transexuais, enfatizando a necessidade de reconhecimento e efetivação dos seus direitos ao caracterizá-los como direitos de personalidade e ao associá-los à idéia de repersonalização do direito privado.

Biografia do Autor

Elisa SCHEIBE·, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS-RS.

Advogada e Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS-RS.

José Carlos Moreira da Silva FILHO, UNISINOS-RS

Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília - UnB; Professor Titular da UNISINOS-RS (Programa de Pós-graduação em Direito e Graduação em Direito); Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Autores convidados.

Downloads

Como Citar

SCHEIBE·, E., & FILHO, J. C. M. da S. (2013). TRANSEXUAIS E DIREITOS DE PERSONALIDADE SOB O PRISMA DA REPERSONALIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO. Argumenta Journal Law, 12(12), 145–162. https://doi.org/10.35356/argumenta.v12i12.164

Edição

Seção

Artigos