COLONIALIDADE DO PODER E DIREITO PENAL: REFLEXÃO SOBRE A POPULAÇÃO CARCERÁRIA BRASILEIRA E A SELETIVIDADE DO PODER PUNITIVO

Autores

  • Vanessa de Sousa Soares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Klelia Canabrava Aleixo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Záira Jesus Pereira Roberto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i38.1981

Palavras-chave:

Colonialidade, Poder Punitivo, Direito Penal do inimigo, Hierarquização de raças e classes, Teorias decoloniais

Resumo

O presente artigo propõe analisar as relações existentes entre a colonialidade do poder e o Direito Penal. Nesse sentido, pretendemos investigar como o sistema hegemônico dos padrões de poder/saber/ser eurocêntricos foi responsável pela produção de exclusões sociais, baseadas na ideia de hierarquização de raças e classes e reproduzidas pelas estruturas do poder estatal. Nesse sentido, será analisado o perfil da população carcerária brasileira para compreender como o poder punitivo, inserido em uma sociedade sustentada pela matriz colonial, age. O trabalho fará uso de uma metodologia interdisciplinar entre o Direito e a Sociologia. O método histórico-dialético será adotado sob uma abordagem qualitativa.

Biografia do Autor

Vanessa de Sousa Soares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Advocacia Criminal pela Escola Superior de Advocacia da OAB/MG. Mestranda em Intervenção Penal e Garantismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista CAPES/Taxas. Advogada.

Klelia Canabrava Aleixo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Docência no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

Záira Jesus Pereira Roberto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora de Direito Penal e Direitos Humanos na AMPLUS Cursos e Concursos. Professora do programa preparatório para segunda etapa da OAB àrea de concentração Direito Processual Penal e Direito Processual Civil na AMPLUS Cursos e Concursos. Advogada.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Soares, V. de S., Aleixo, K. C., & Roberto, Z. J. P. (2022). COLONIALIDADE DO PODER E DIREITO PENAL: REFLEXÃO SOBRE A POPULAÇÃO CARCERÁRIA BRASILEIRA E A SELETIVIDADE DO PODER PUNITIVO. Argumenta Journal Law, (38), 185–208. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i38.1981

Edição

Seção

Artigos