A SUGESTÃO DE FALSAS MEMÓRIAS NA AMBIÊNCIA FAMILIAR E A CONSEQUENTE VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Autores

  • Dirceu Pereira Siqueira Universidade Cesumar - UniCesumar, Maringá, Paraná
  • Juliani Bruna Leite Silva Universidade Cesumar - UNICESUMAR, Maringá, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i38.2136

Palavras-chave:

Alienação parental, Falsas memórias, Família, Interdisciplinaridade, Direitos da personalidade.

Resumo

O presente artigo busca observar, de maneira interdisciplinar, a incidência do fenômeno das falsas memórias na entidade familiar e o consequente efeito de tal conjuntura para os direitos da personalidade dos envolvidos. A família é o agrupamento essencial que fornece as devidas condições para o pleno desenvolvimento de seus membros, possuindo dentro deste aspecto uma função social. Nem sempre, no entanto, o organismo familiar caracteriza-se como um ambiente fulcrado nos ideais necessários, podendo transmutar-se em uma ambiência propiciadora de inferências negativas aos seus integrantes, como a sugestão de memórias falsificadas. Dessa forma, por meio do método hipotético-dedutivo e por meio de uma revisão bibliográfica, são analisados a memória humana e a sua falibilidade, o fenômeno das falsas memórias e a sua ocorrência na esfera familiar, por meio da alienação parental e as consequências para os direitos da personalidade.

Biografia do Autor

Dirceu Pereira Siqueira, Universidade Cesumar - UniCesumar, Maringá, Paraná

Coordenador e Professor Permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar); Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru, Especialista Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Rio Preto, Pesquisador Bolsista - Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor - PPD - do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Professor nos cursos de graduação em direito da Universidade de Araraquara (UNIARA) e do Centro Universitário Unifafibe (UNIFAFIBE), Professor Convidado do Programa de Mestrado University Missouri State – EUA, Editor da Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (Qualis B1), Consultor Jurídico, Parecerista, Advogado. E-mail:

Juliani Bruna Leite Silva, Universidade Cesumar - UNICESUMAR, Maringá, Paraná

Mestranda em Ciências Jurídicas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) do Centro Universitário de Cesumar - Unicesumar. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Cesumar - Unicesumar; Advogada em Maringá/PR.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Siqueira, D. P., & Silva, J. B. L. (2022). A SUGESTÃO DE FALSAS MEMÓRIAS NA AMBIÊNCIA FAMILIAR E A CONSEQUENTE VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. Argumenta Journal Law, (38), 209–232. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i38.2136

Edição

Seção

Artigos