O IMPACTO DA REFORMA TRABALHISTA NAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O ASSÉDIO MORAL NO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO

Autores

  • Marcela Sandri Pires UNICESUMAR
  • Leda Maria Messias da Silva

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i37.2118

Palavras-chave:

Assédio Moral. Direitos da Personalidade. Lei nº 13.467/2017. Meio Ambiente de Trabalho. Reforma Trabalhista.

Resumo

O assédio moral no meio ambiente de trabalho corresponde a uma reiterada violência que afeta a saúde física e moral da vítima assediada, repercutindo em sua vida social e familiar, afetando a produtividade e, por vezes, provocando o afastamento do trabalho para tratamento, causando prejuízos aos direitos fundamentais e de personalidade do trabalhador, bem como à economia nacional e ao desenvolvimento financeiro do país.  Apesar da importância do tema e da necessidade de combate do assédio, a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) nada dispôs sobre o assunto, sequer conceituou tal conduta, disciplinando apenas a reparação dos danos causados à vítima, ao legislar sobre o dano extrapatrimonial de forma discriminatória, tratando-o de forma diversa quando ocorrido no ambiente laboral, limitando os atributos da personalidade passíveis de reparação e parametrizando as indenizações. Diante disso, por meio do método hipotético-dedutivo, baseado na revisão bibliográfica de obras, artigos, legislação, doutrina e jurisprudência buscou-se analisar as implicações trazidas pela Reforma Trabalhista em relação ao assédio moral e a tutela dos direitos da personalidade do trabalhador, verificando a aplicabilidade dos princípios constitucionais para a garantia da dignidade do cidadão.

Biografia do Autor

Marcela Sandri Pires, UNICESUMAR

Mestranda em Ciências Jurídicas pelA UNICESUMAR; Pós Graduada em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade Estadual do Norte do Paraná; Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá; Integrante de grupo de pesquisa do CNPJ; Advogada.

Leda Maria Messias da Silva

Pós-doutora em Direito do Trabalho, pela Universidade de Lisboa-Portugal; Doutora e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; professora do Programa em Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade Unicesumar e da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá-PR; pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, bolsista de produtividade em pesquisa do ICETI e integrante de grupo de pesquisa junto ao CNPQ; advogada.

Downloads

Publicado

05-09-2022

Como Citar

Pires, M. S., & da Silva, L. M. M. (2022). O IMPACTO DA REFORMA TRABALHISTA NAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O ASSÉDIO MORAL NO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO. Argumenta Journal Law, (37), 275–304. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i37.2118

Edição

Seção

Artigos