OS IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E VOLTADA PARA AS HUMANIDADES

Autores

  • Juliana Silva da Rocha Nickel Universidade de Santa Cruz do Sul
  • João Pedro Schmidt Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i33.1732

Palavras-chave:

educação emancipadora e voltada para as humanidades, reforma do ensino médio, Paulo Freire, Martha Nussbaum

Resumo

O presente artigo aborda os seguintes temas: no primeiro capítulo, aborda a necessidade de se ter uma educação mais voltada para as humanidades (de acordo com Martha Nussbaum) que se preocupa menos com as tecnologias e mais com o aspecto da formação do indivíduo, para que esse seja capaz de ver o outro e assim auxilie na construção de uma melhor democracia, bem como aponta para a necessidade de que a educação seja emancipadora (de acordo com Paulo Freire em contrapartida a uma educação bancária). No segundo capítulo faz um traçado sobre a Reforma do ensino médio instituída pela Lei 13.415/16 e da instituição da Base Nacional Comum Curricular – BNCC que juntos representaram a retirada da obrigatoriedade de inúmeras disciplinas (justamente aquelas que a teoria das humanidades vai defender ferrenhamente) - do currículo do ensino médio, as diluindo em ações esparsas. Levando em consideração os dois pontos abordados, o texto passa para a conclusão de que tal reforma é bastante prejudicial para a educação brasileira.

Biografia do Autor

Juliana Silva da Rocha Nickel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (2004); especialização em Novo Direito Civil pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina; e Mestrado em Direito, área de concentração: Relações Internacionais, na Universidade Federal de Santa Catarina; Doutoranda em Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Na advocacia tem experiência na área de Direito Empresarial/Civil. Na docência tem experiência por ter lecionado em cursos de inglês, escola técnica e no ensino superior. Quanto a este último, lecionou de 2012 até 2016 na Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (Macaé-RJ) as seguintes matérias: Direito Tributário, Direito Empresarial e Direito Administrativo. No curso preparatório de concursos Grécia, lecionou Direito Civil e Processo Civil.

João Pedro Schmidt, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1982), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Em 2016 realizou estudos de pós-doutoramento na The George Washington University (Washington DC, EUA), com apoio do programa de Estágio Sênior no Exterior, da CAPES. É professor titular da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando especialmente no Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade, comunitarismo, instituições comunitárias, terceiro setor, políticas públicas de inclusão.

Downloads

Publicado

26-01-2021

Como Citar

Nickel, J. S. da R., & Schmidt, J. P. (2021). OS IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E VOLTADA PARA AS HUMANIDADES. Argumenta Journal Law, (33), 259–276. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i33.1732

Edição

Seção

Artigos