OS IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E VOLTADA PARA AS HUMANIDADES
DOI:
https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i33.1732Palabras clave:
educação emancipadora e voltada para as humanidades, reforma do ensino médio, Paulo Freire, Martha NussbaumResumen
O presente artigo aborda os seguintes temas: no primeiro capítulo, aborda a necessidade de se ter uma educação mais voltada para as humanidades (de acordo com Martha Nussbaum) que se preocupa menos com as tecnologias e mais com o aspecto da formação do indivíduo, para que esse seja capaz de ver o outro e assim auxilie na construção de uma melhor democracia, bem como aponta para a necessidade de que a educação seja emancipadora (de acordo com Paulo Freire em contrapartida a uma educação bancária). No segundo capítulo faz um traçado sobre a Reforma do ensino médio instituída pela Lei 13.415/16 e da instituição da Base Nacional Comum Curricular – BNCC que juntos representaram a retirada da obrigatoriedade de inúmeras disciplinas (justamente aquelas que a teoria das humanidades vai defender ferrenhamente) - do currículo do ensino médio, as diluindo em ações esparsas. Levando em consideração os dois pontos abordados, o texto passa para a conclusão de que tal reforma é bastante prejudicial para a educação brasileira.