UMA REVISÃO SOBRE O CULTURALISMO JURÍDICO BRASILEIRO – CONFLUÊNCIAS ENTRE TOBIAS BARRETO DE MENEZES E MIGUEL REALE

Autores

  • Alberto de Moraes Papaléo Paes Universidade da Amazônia (UNAMA) Faculdade de Belém (FABEL) Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Pastora do Socorro Teixeira Leal Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade da Amazônia (UNAMA)

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i28.1122

Palavras-chave:

Miguel Reale, Tobias Barreto, Culturalismo

Resumo

No presente trabalho pretendemos abordar o diálogo existente entre a filosofia e a teoria do direito existente nas obras de Tobias Barreto de Menezes e de Miguel Reale. Para tanto nos utilizaremos do estudos do professor Reale fazendo menção à obra de Tobias Barreto, descrevendo aquilo que veio a ser conhecido como culturalismo jurídico dentro da doutrina defendida por Tobias ao final de sua vida acadêmica. Nosso propósito é de apontar a influência de Tobias na obra do próprio Reale, para tanto utilizaremos alguns textos produzidos por este como base para nossa análise crítica.

Biografia do Autor

Alberto de Moraes Papaléo Paes, Universidade da Amazônia (UNAMA) Faculdade de Belém (FABEL) Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutorando Direito Pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Direito Pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Professor Universitario, Pesquisador Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Hermenêutica Constitucional, Advogado.

Pastora do Socorro Teixeira Leal, Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade da Amazônia (UNAMA)

Desembargadora Federal do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (Brasil). Professora de pós-graduação (Teoria do Direito) e graduação (Direito Civil) na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade da Amazônia (UNAMA). Pesquisadora coordenadora do Grupo de Pesquisa “Direito de Danos: uma visão transdisciplinar”. Mestre pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialista em Argumentação Jurídica pela Universidade de Alicante (Espanha) e pesquisadora pós-doutora em Relações privadas e Direitos Fundamentais pela Universidade Carlos III de Madri (Espanha).

Downloads

Publicado

30-07-2018

Como Citar

Papaléo Paes, A. de M., & Leal, P. do S. T. (2018). UMA REVISÃO SOBRE O CULTURALISMO JURÍDICO BRASILEIRO – CONFLUÊNCIAS ENTRE TOBIAS BARRETO DE MENEZES E MIGUEL REALE. Argumenta Journal Law, (28), 287–312. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i28.1122

Edição

Seção

Artigos