PODER E LIBERDADE EM HANNAH ARENDT

Autores

  • Rene Erick Sampar Universidade Estadual de Londrina
  • Zulmar Fachin Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i24.745

Palavras-chave:

Filosofia política. Sentido da política. Agir em conjunto.

Resumo

O presente artigo tem como escopo apresentar um aspecto geral da interpretação da filósofa Hannah Arendt acerca do poder e da liberdade. A concepção da autora foge ao trivial entendimento sistemático da política, em que lança o poder como um apanágio da manutenção das prerrogativas governamentais e ampara a liberdade sob as prescrições constitucionais na forma de direitos civis. Primeiramente, discute-se o poder como fruto da união de agentes em torno de um ideal comum – aquilo que Arendt denominou de agir em concerto. Em seguida, aborda-se a liberdade como o direito de participar do governo em um constante exercício de cidadania.

Biografia do Autor

Rene Erick Sampar, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Filosofia Política (UEL). Especialista em Direito Constitucional (IDCC) e em Filosofia Política e Jurídica (UEL). Bacharel em Direito (UEL). Professor e Advogado. E-mail: renesampar@gmail.com.

Zulmar Fachin, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutorando em Direito Constitucional (Universidade de Coimbra, Portugal). Doutor em Direito (UFPR). Mestre em Direito (UEL) e em Ciência Política (UEL). Bacharel em Direito (UEM). Professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Londrina, no Curso de Mestrado do UniCesumar (Maringá), na UniLondrina, na Escola da Magistratura do Paraná e na Escola do Ministério Público do Paraná. Procurador-Geral do Município de Londrina (2013-2014). Membro eleito da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Advogado. E-mail: zulmarfachin@uol.com.br.

Downloads

Publicado

30-07-2016

Como Citar

Sampar, R. E., & Fachin, Z. (2016). PODER E LIBERDADE EM HANNAH ARENDT. Argumenta Journal Law, (24), 63–74. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i24.745