MOVIMENTOS SOCIAIS E A LIBERDADE DE EXPRESSÅO: Eficácia e efetividade do Direito

Autores

  • Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos Livre docente, Pós-Doutora em Psicologia Clínica e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Pontifícia Universidade Catolica de São Paulo- PUCSP.

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i23.705

Palavras-chave:

PODER, DEMOCRACIA, PARTICIPAÇAO, LIBERDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS

Resumo

Resumo: A questão dos “Movimentos sociais e liberdade de expressão”que perpassa pela expressão da liberdade participativa e democrática, não é pacífica. Esconde e revela o inconformismo ideológico-político de muitos países. A normatividade em sentido de orientação vinculante da ação não coincide inteiramente com a racionalidade da ação orientada ao entendimento. Oferece um elo condutor para a “reconstrução” de uma trama de discursos formadores de opinião e preparatórios de decisão em que se insere o Poder Democrático na forma de Direito. As teorias filosóficas fazem parte da força de integração social e dos processos de entendimento racionais. A tecnologia os polariza e inflama. Nossa pesquisa tem como objetivos: (i) mapear e sistematizar as contribuições teóricas desses pensamentos ao modelo de cidadania que se pretende-; (ii) coletar eanalisar instrumental teórico consistente em práticas resistência em formas livres de participação cidadã. O problema central do estudo é verificar a incidência das novas formas de poder jurídico gerados pelos movimentos sociais, ao promoverem mobilizações em torno da concretização de direitos fundamentais, consubstanciados na Constituição Brasileira. A metodologia utilizada é a Tópica. A argumentação tópica procede de questionamentos sucessivos. É a técnica de pensar por problemas, ocupando-se das aporias jurídicas. Seria uma “ arsinveniendi”, ou seja, uma arte de descobrir premissas, parte do “Corpus Aristotelicum”, mais precisamente do “Órganon”( Lógica).[1] Apesar de não se tratar de concepção nova, utilizada pelos juristas romanos e comentaristas medievais, assume feição atual na obra de Theodor Viehweg, em sua “Tópica y Jurisprudencia ( 1964).

                                                                               


Downloads

Publicado

31-01-2016

Como Citar

Santos, M. C. C. L. dos. (2016). MOVIMENTOS SOCIAIS E A LIBERDADE DE EXPRESSÅO: Eficácia e efetividade do Direito. Argumenta Journal Law, (23). https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i23.705