A ÉTICA NA SOCIEDADE DE CONSUMO

Autores/as

  • Fernando Henrique Rossi

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i20.411

Palabras clave:

Consumidor, Consumismo, Ética, Hiperconsumismo, Sociedade de Consumo, Utilitarismo.

Resumen

O presente artigo busca trazer à baila a problemática da existência ou não da etica na sociedade de consumo. Para tanto, será feita uma digressão histórica do modernismo ao pós-modernismo, bem como será traçado, de modo detalhado, a evolução da sociedade de consumo, desde a revolução industrial aos dias atuais, tendo por escopo os estudos realizados pelo filósofo francês Gilles Lipovetski. Traçado este panorama, será estudada a figura do consumismo e hiperconsumismo, bem como seu papel e relevância na sociedade atual. Após, serão feitos breves comentários sobre a ética kantiana e à ética utilitarista (Jeremy Bentham) a fim de se traçar um panorama ético à sociedade de consumo.

Biografía del autor/a

Fernando Henrique Rossi

Mestrando em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado militante com atuação em Direito do Consumidor.

Publicado

2014-08-18

Cómo citar

Rossi, F. H. (2014). A ÉTICA NA SOCIEDADE DE CONSUMO. Argumenta Journal Law, (20), 159–179. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i20.411