GRUPOS REFLEXIVOS PARA AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

Authors

  • Anna Clara Sobral Ferreira Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Marinho Universidade Tiradentes

Abstract

Considerando o compromisso do Estado brasileiro de coibir e prevenir a violência contra a mulher, firmado em vários tratados internacionais e expresso na Lei 11.340/06 - a Lei Maria da Penha, este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a necessidade de implementação de políticas públicas voltadas ao agressor da violência doméstica e familiar contra a mulher, através dos Grupos Reflexivos, com o objetivo de prevenção e expansão dos limites da abordagem judicial. O presente trabalho apresenta conceitos e dados sobre a violência doméstica e familiar no Brasil; analisa trabalhos que abordam o perfil dos autores e como a rede de enfrentamento deve se articular no país, a fim de englobar as diversidades sociais e regionais, atingindo o maior número de casos; e, por fim, faz análise de dados de Grupos Reflexivos já instaurados no Brasil. Deste modo, é possível uma dinâmica de atenção e cuidados com os autores, favorável à redução da reincidência das violências e complementar da promoção da equidade de gênero.

Author Biographies

Anna Clara Sobral Ferreira, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes.

Ronaldo Marinho, Universidade Tiradentes

Doutor em Direito pela Universidade Mackenzie. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor da Universidade Tiradentes.  Delegado de Polícia do Estado de Sergipe. Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Vice-líder do Grupo de pesquisa em execução penal/CNPq e Membro do Conselho Penitenciário do Estado de Sergipe.

Published

2024-11-29

How to Cite

Sobral Ferreira, A. C., & Marinho, R. (2024). GRUPOS REFLEXIVOS PARA AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER . Argumenta Journal Law, (42). Retrieved from https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1134