TEORIA DOS FILTROS MIDIÁTICOS E DIREITO À INFORMAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMOCRACIA
Abstract
A teoria dos filtros do modelo de propaganda descreve o padrão de comportamento e performance da mídia, que trata de um sistema para comunicação de mensagens e símbolos inserido no sistema mercadológico e exerce as mais diversas influências na sociedade. O objetivo deste artigo é apresentar os cinco filtros midiáticos e correlacioná-los com o exercício do Direito a Informação, para a participação esclarecida nos processos de tomada de decisão política. Conclui-se que imprimir valor ao noticiado e ao silenciamento midiático pode ter a capacidade de ampliar a autonomia da opinião política e de fortalecer o Estado Democrático de Direito.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Argumenta Journal Law
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC-SA 3.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.