TEORIA DOS FILTROS MIDIÁTICOS E DIREITO À INFORMAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMOCRACIA

Autores

  • Carolina de Albuquerque Universidade Federal de São Carlos
  • Juliana de Oliveira Vicentini Universidade de São Paulo

Resumo

A teoria dos filtros do modelo de propaganda descreve o padrão de comportamento e performance da mídia, que trata de um sistema para comunicação de mensagens e símbolos inserido no sistema mercadológico e exerce as mais diversas influências na sociedade. O objetivo deste artigo é apresentar os cinco filtros midiáticos e correlacioná-los com o exercício do Direito a Informação, para a participação esclarecida nos processos de tomada de decisão política. Conclui-se que imprimir valor ao noticiado e ao silenciamento midiático pode ter a capacidade de ampliar a autonomia da opinião política e de fortalecer o Estado Democrático de Direito.

Biografia do Autor

Carolina de Albuquerque, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciências (Ambiente e Sociedade) pelo PPGI em Ecologia Aplicada (Esalq/CENA) da Universidade de São Paulo - USP (2017), Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep (2006), Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCamp (2004) e Bacharel em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC (2002). Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie e docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com ênfase em Direito Ambiental e Direitos Fundamentais.

Juliana de Oliveira Vicentini , Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda na Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' - ESALQ; Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA / Universidade de São Paulo - USP). É Mestra em Ciências (Ecologia Aplicada) também pela Universidade de São Paulo. Graduada em Geografia, pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas. Orientadora no PECEGE/USP.

Publicado

16-04-2024

Como Citar

de Albuquerque, C., & Vicentini , J. de O. (2024). TEORIA DOS FILTROS MIDIÁTICOS E DIREITO À INFORMAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMOCRACIA. Argumenta Journal Law, (41). Recuperado de https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1643

Edição

Seção

Artigos