DIREITO, ARTE E A DERRUBADA DE MONUMENTOS HISTÓRICOS

A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL

Autores/as

  • Marcelo Conrado UFPR
  • João Paulo Borean Pelissari UFPR

Resumen

O artigo, por meio de uma aproximação entre direito e arte, analisa alguns movimentos de derrubada de monumentos históricos, tais como o #RhodesMustFall e o Urban Fallism. Isso porque monumentos de cunho racista e/ou colonialista foram alvo de protestos em diversos países como a África do Sul, Bélgica, Brasil, Chile e Estados Unidos. O tema tem impacto em questões jurídicas como o direito de identidade cultural nos espaços públicos. Propor reflexões sobre tais acontecimentos de contestação dos monumentos é também revisitar o significado do patrimônio artístico-cultural.

Biografía del autor/a

João Paulo Borean Pelissari , UFPR

Mestrando em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Graduado em Direito pela FAE e em Cinema pela FAP. Assessor no Ministério Público do Tribunal de Contas do Paraná. Pesquisador da Clínica de Direito e Arte da UFPR e do GEDAI-UFPR.

Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Conrado, M., & Borean Pelissari , J. P. (2024). DIREITO, ARTE E A DERRUBADA DE MONUMENTOS HISTÓRICOS : A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL. Argumenta Journal Law, (42). Recuperado a partir de https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1438