ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS: UMA DEMONSTRAÇÃO DA NATUREZA COOPERATIVA E COMUNITÁRIA DO HOMEM

Autores/as

  • Juliana Silva da Rocha Nickel Universidade de Santa Cruz do Sul
  • João Pedro Schmidt Universidade do Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i35.2016

Palabras clave:

Cooperação, comunitarismo, Escolas Famílias Agrícolas

Resumen

A ideia de que o ser humano é por natureza egoísta, propenso ao conflito e que tende sempre a buscar o prazer e fugir da dor é, na primeira parte do trabalho, desmistificada através de autores como Piotr Kropotkin, Samuel Bowles, Herbert Gintis e Yuval Noah Harari. A segunda parte do trabalho aborda o comunitarismo, que tem como um de seus expoentes, Amitai Etzioni. Referida abordagem trabalha a partir do equilíbrio entre Estado, mercado e comunidade. Por fim, a terceira parte do trabalho, aborda as Escolas Famílias Agrícolas – EFAS, como expressão do comunitarismo.

Biografía del autor/a

Juliana Silva da Rocha Nickel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (2004); especialização em Novo Direito Civil pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina; e Mestrado em Direito, área de concentração: Relações Internacionais, na Universidade Federal de Santa Catarina; Doutoranda em Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Na advocacia tem experiência na área de Direito Empresarial/Civil. Na docência tem experiência por ter lecionado em cursos de inglês, escola técnica e no ensino superior. Quanto a este último, lecionou de 2012 até 2016 na Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (Macaé-RJ) as seguintes matérias: Direito Tributário, Direito Empresarial e Direito Administrativo. No curso preparatório de concursos Grécia, lecionou Direito Civil e Processo Civil.

João Pedro Schmidt, Universidade do Santa Cruz do Sul

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1982), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Em 2016 realizou estudos de pós-doutoramento na The George Washington University (Washington DC, EUA), com apoio do programa de Estágio Sênior no Exterior, da CAPES. É professor titular da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando especialmente no Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade, comunitarismo, instituições comunitárias, terceiro setor, políticas públicas de inclusão.

Publicado

2021-12-02

Cómo citar

Nickel, J. S. da R., & Schmidt, J. P. (2021). ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS: UMA DEMONSTRAÇÃO DA NATUREZA COOPERATIVA E COMUNITÁRIA DO HOMEM. Argumenta Journal Law, (35), 173–200. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i35.2016