BIOÉTICA E DIREITO: EM DEFESA DE UM NOVO HUMANISMO

Autori

  • Saraya Saad LOPES Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro - UNESPAR - campus de Jacarezinho.

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v2i2.93

Abstract

Os avanços da biotecnologia possibilitam a reflexão sobre questões de impacto na vida humana, objeto da Bioética. Mas, a passagem dos princípios e fundamentos às normas, isto é, o Biodireito, permitem ainda digressões de contextualização complexa, contudo, importantes para o estágio atual da humanidade. Sob uma perspectiva abrangente, a Ética impõe-se no contexto pluralista em que vivemos, havendo necessidade premente de repensar temas, como dignidade humana e paradigmas científicos. O presente texto objetiva refletir sobre a idéia de que o sentido humanista dos temas abordados pode contribuir para que haja consenso no tocante ao estabelecimento de valores essenciais à vida. Tudo no sentido de admitir um Direito mais reflexivo, menos onipotente, realmente integrado aos demais ramos da Ciência.

Biografia autore

Saraya Saad LOPES, Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro - UNESPAR - campus de Jacarezinho.

Advogada em Jacarezinho (PR). Mestranda em Ciência Jurídica, pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro - UNESPAR - campus de Jacarezinho.

Come citare

LOPES, S. S. (2013). BIOÉTICA E DIREITO: EM DEFESA DE UM NOVO HUMANISMO. Argumenta Journal Law, 2(2), 241–257. https://doi.org/10.35356/argumenta.v2i2.93

Fascicolo

Sezione

Artigos