BIOÉTICA E DIREITO: EM DEFESA DE UM NOVO HUMANISMO

Autores

  • Saraya Saad LOPES Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro - UNESPAR - campus de Jacarezinho.

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v2i2.93

Resumo

Os avanços da biotecnologia possibilitam a reflexão sobre questões de impacto na vida humana, objeto da Bioética. Mas, a passagem dos princípios e fundamentos às normas, isto é, o Biodireito, permitem ainda digressões de contextualização complexa, contudo, importantes para o estágio atual da humanidade. Sob uma perspectiva abrangente, a Ética impõe-se no contexto pluralista em que vivemos, havendo necessidade premente de repensar temas, como dignidade humana e paradigmas científicos. O presente texto objetiva refletir sobre a idéia de que o sentido humanista dos temas abordados pode contribuir para que haja consenso no tocante ao estabelecimento de valores essenciais à vida. Tudo no sentido de admitir um Direito mais reflexivo, menos onipotente, realmente integrado aos demais ramos da Ciência.

Biografia do Autor

Saraya Saad LOPES, Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro - UNESPAR - campus de Jacarezinho.

Advogada em Jacarezinho (PR). Mestranda em Ciência Jurídica, pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro - UNESPAR - campus de Jacarezinho.

Downloads

Como Citar

LOPES, S. S. (2013). BIOÉTICA E DIREITO: EM DEFESA DE UM NOVO HUMANISMO. Argumenta Journal Law, 2(2), 241–257. https://doi.org/10.35356/argumenta.v2i2.93

Edição

Seção

Artigos