DISPOSITIVOS DE VIGILÂNCIA E OS EFEITOS DA VIOLÊNCIA DO CONTROLE NO SISTEMA PUNITIVO BRASILEIRO

Autores

  • Felipe da Veiga Dias Faculdade Meridional (IMED) - Passo Fundo - RS
  • Lucas da Silva Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS
  • Gustavo Polis Faculdade Meridional (IMED) - Passo Fundo - RS

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i32.1728

Palavras-chave:

Vigilância, Sociedade do Controle, Monitoramento Eletrônico, Violência Estatal.

Resumo

A pesquisa analisa a problemática dos dispositivos de vigilância e os efeitos causados por essas formas de controle. O estudo inicialmente demonstra a evolução dos dispositivos de monitoramento, posteriormente, aborda-se a expansão do uso da tecnologia na seara penal, e por último, analisa-se as abordagens realizadas pelo Exército, durante o período da intervenção federal no Rio de Janeiro. O método de pesquisa utilizado para o estudo foi o dedutivo, em conjunto com a técnica de pesquisa da documentação indireta. Conclui-se que o contínuo descumprimento de direitos e garantias por parte das polícias ou do Exército, importam no enfraquecimento dessas instituições.

Biografia do Autor

Felipe da Veiga Dias, Faculdade Meridional (IMED) - Passo Fundo - RS

Pós-doutor em Ciências Criminais pela PUC/RS. Doutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com período de Doutorado Sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional (IMED) – Mestrado. Professor do curso de Direito da Faculdade Meridional (IMED) – Passo Fundo – RS. Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Criminologia, Violência e Sustentabilidade Social”. Advogado. Passo Fundo – Rio Grande do Sul – Brasil.

Lucas da Silva Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Mestrando em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Graduado em Direito pela Faculdade Meridional - IMED.

Gustavo Polis, Faculdade Meridional (IMED) - Passo Fundo - RS

Mestrando em Direito pela Faculdade Meridional - IMED. Bolsista CAPES/PROSUP. Membro do grupo de estudos "Transnacionalismo e Circulação de Modelos Jurídicos". Graduado em Direito pela Faculdade Meridional - IMED. Advogado (OAB/RS).

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

Dias, F. da V., Santos, L. da S., & Polis, G. (2020). DISPOSITIVOS DE VIGILÂNCIA E OS EFEITOS DA VIOLÊNCIA DO CONTROLE NO SISTEMA PUNITIVO BRASILEIRO. Argumenta Journal Law, (32), 101–128. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i32.1728

Edição

Seção

Artigos