O ACESSO À JUSTIÇA NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS COMPLEXAS COMO CONCRETIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Autores

  • Tais Zanini de Sá Duarte Nunes FACULDADES MARINGÁ UNICESUMAR
  • IVAN APARECIDO RUIZ UEM UNICESUMAR

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i22.612

Palavras-chave:

ACESSO À JUSTIÇA, PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. ADRS

Resumo

resumo: o presente artigo visa retratar a importância dos métodos autocompositivos na sociedade contemporânea, tendo em vista que concedem a pessoa a oportunidade de refletir sobre o conflito de interesses e participar ativamente na solução do mesmo, proporcionando uma verdadeira pacificação social. Dentre os novos direitos provocados pela complexidade de relações da sociedade de massa e rede, o princípio da dignidade da pessoa humana serve de fundamento para o Estado Democrático de Direito, gerando, também, a necessidade de garantir, por meio do acesso à justiça, os direitos fundamentais da pessoa. Aborda-se, de forma sucinta, a origem da sociedade de massa e de rede, bem como algumas das suas implicações sociais resultando, principalmente, na alienação do ser humano, que por algumas décadas acreditou que o Poder Judiciário fosse o detentor do monopólio de solução de conflitos.

Biografia do Autor

Tais Zanini de Sá Duarte Nunes, FACULDADES MARINGÁ UNICESUMAR

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Unicesumar.

Especialista em Direito tributário pela Universidade Anhanguera.

Especialista em Direito do Estado e Relações Sociais pela PUC/MS.

IVAN APARECIDO RUIZ, UEM UNICESUMAR

Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL, Doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR, Professor Associado do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR e, também, do Programa de Mestrado Ciência Jurídicas do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. Advogado no Paraná.

Downloads

Publicado

30-08-2015

Como Citar

Zanini de Sá Duarte Nunes, T., & RUIZ, I. A. (2015). O ACESSO À JUSTIÇA NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS COMPLEXAS COMO CONCRETIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Argumenta Journal Law, (22), 363–394. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i22.612